VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AS SACOLINHAS PLÁSTICAS E OS SUPERMERCADOS

VOTUPORANGA
Sérgio Gibim Ortega

É errado dizer que eliminando as sacolinhas plásticas, ajudam a proteger o Meio Ambiente. Pois noto que só os grandes supermercados tiraram as sacolinhas. Porém alguns mercados pequenos fazem com a boa fé, talvez; não precisam. Já soubemos que os pequenos empresários não são obrigados ainda a retirarem as suas sacolinhas. Vejo também que as lojas de eletro domésticos, de roupas, e até mesmo grandes empresas, ainda dão sacolinhas. Minimercados, vendas ou mercearias.
É de pensar que donos de supermercados são responsáveis, estão por trás desta Lei... Isso. Da se a entender que as sacolas estão diminuindo um bom custo aos supermercados, entendendo ainda que é quase obrigatório a comprar as sacolas grandes e reciclável; isso porque as pessoas passando pelas filas nos caixas, se sentem humilhados por não ficar com as sacolas. Muitos não vão sair com as mercadorias nas mãos, nem se for só até o carro. E vejo ainda aquele que não tem a coragem de dizer que não vai ficar com a sacola, paira sobre ele um olhar irônico dos funcionários presentes no estabelecimento; saem procurando uma caixa de papelão qualquer. Vai saber o que tinha dentro das caixas.
E a vigilância sanitária, onde fica? Tira agora o seu da reta, e fica tranquila. Não estão nem aí para as mercadorias sendo carregadas de qualquer jeito, principalmente com mais bactérias pelas embalagens reutilizáveis...
Quem está ganhando com isso são os supermercados.
É conversa afiada que vão repassar nos preços das mercadorias. Porém alguns fazem isto, mas é difícil.
Não é de mais dizer hoje quem anda pelas ruas com as mercadorias nas mãos, se é um assaltante ou uma pessoa de bem. Já vi quase ser obrigatoriedade nas lojas colocarem nas sacolas, pra não dizer que roubou. E quem rouba, foge tranquilo. Agora pode levar sem sacolas pelas ruas.
E dizer ainda que as sacolas plásticas que continuam em todos os estabelecimentos ainda vão poluir muito... E dizer ainda que já vi caixas de papelão pelas ruas jogadas a poluir mais...
Dizer o que? Da Lei que não é mais competente; das escolas que não conseguem mais ensinar direito as crianças a manter o mundo limpo. Pois quase sempre, crianças nas escolas saírem rasgando folhas de caderno em pedacinhos pelas ruas da cidade. Eu mesmo já fotografei isso muitas vezes...
E dizer ainda que não dão conta das grandes Indústrias que poluem muito mais o planeta, as camadas de ozônios... Satélites, foguetes... E dizer o que?
Dizer que as grandes cidades têm enchentes por causa das sacolinhas plásticas dos supermercados, uma vez que é trabalho dos homens de bem neste planeta, a procurar fazerem melhores suas galerias, responsabilidades administrativas dos nossos Governantes... Dizer o que?
E o lixo? Sacos plásticos sobem mais o seu preço, vão explorarem mais. E muito maiores no tamanho. Não vai poluir também? O povo vai abandonar mais lixos nas ruas, nos terrenos vazios e quem sofre são moradores.
Quem aguenta ficar comprando sacolas reutilizáveis? Elas passam de 19 reais. Uma sacola dá pra carregar a carne e o veneno junto... Veneno de matar baratas, de matar ratos; os mais fortes que existem hoje dentro de um mercado; isso é que não tiveram competência pra retirar dos supermercados os agrotóxicos. Estão aí pra serem carregados em uma só embalagem reutilizáveis. E pra não citar muitas outras coisas, ou escreveria um livro.
E a vigilância sanitária? Tirou o seu da reta.
Cadê a inteligência dos homens de bens neste planeta? Em pleno milênio, estamos presenciando a mais absurda incompetência dos Seres Humanos que não são capazes de dizerem quem é de onde vem, e nem pra onde vão. Nós não estamos progredindo... Estamos regredindo.
Enquanto supermercados fazem esta burrice tão absurda, homens em outros países estouram bombas nucleares poluindo e a cada dia mais se aproximando de acabar com o planeta. Pode ter certeza. Grandes tecnologias que não param. Isso sim vai poluir muito mais.
A mim não afeta nada a sacolinha, pode ter certeza que estou tranquilo. E quem afeta? A todos nós, uma dama, uma senhora, um idoso, ou sabe se lá... Que Deus nos proteja certas tolices!

VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO PELA INTERNET
A VIDA COMO A VIDA QUER POR SAM SHIRAISHI
Eu Podia Tá Matando
AMEBA NEGRA
http://www.blogdojoaogabriel.blogspot.com/

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...